Atualmente encontramos em nosso caminho pelos diversos pontos de venda – também conhecidos como canais de consumo – milhares de produtos acondicionados em vários tipos, modelos e formas de embalagens. Fazemos nossas listinhas de compras, anotações nos apps, além de algumas outras colinhas, para lembrar os itens que precisamos, mas sempre somos seduzidos pelo inusitado de uma promoção, por um cheirinho bom ou por uma degustação irresistível, que nos fazem investir um pouco acima do planejado.

Esse inusitado que nos seduz tem muita estratégia por trás de sua inocente aparência. Uma grande parte das marcas investe em comunicação no ponto de venda, fazendo com que seus produtos tenham relevância na hora da decisão de compra.

Essas estratégias são planejadas especificamente para cada produto, marca, canal de consumo e shopper que será impactado e que, em muitos casos, tem total convergência com a estrutura de comunicação da marca que foi construída nas mídias convencionais ou digitais.

São infinitas as possibilidades de ativações. Existem as mais tradicionais, que são compostas por materiais impressos, como wobbler, faixa de gôndola, cartaz, testeira… como também as que exploram tecnologia através de holograma, app, sensor, iluminação, entre muitas outras.

Confira alguns exemplos de peças e ativações e suas variadas funções táticas e estratégicas. 

WOBBLER

O wobbler é uma peça tecnicamente simples de ser produzida. Pode ser desenvolvida em papel ou em um substrato plástico, como PS, PET e acetato. É fácil de ser aplicada (gôndola, display, balcão, checkout…) e é um vetor de comunicação do produto bem versátil, podendo comunicar uma promoção, diferenciais do produto, descontos, informação, sinalização e qualquer outra mensagem ou imagem da marca.

 

FAIXA DE GÔNDOLA | RÉGUA DE GÔNDOLA

A faixa de gôndola ou a régua de gôndola, por terem geralmente pouca área de comunicação, são utilizadas para destacar os pontos mais relevantes da comunicação, ou somente trazem a cor e a marca do produto. Tecnicamente, têm a função de delimitar o espaço que o produto ocupa em um ponto de venda. Com um baixo custo de produção, pode ser confeccionada em vários tipos de substratos (papel, PS, acetato, acrílico…).

 

STOPPER

O Stopper é uma peça bem interessante, porque sempre está de frente para o consumidor na sua linha de visão. É um material excelente para impactar os pontos principais da mensagem. Importante que seja desenvolvida no formato e no modelo específicos para a área em que será aplicada, para que não tenha erro na execução. Nesse aspecto, não é um material simples.

 

A TW Design é uma Agência de Design com mais de 17 anos de experiência no mercado. Somos especializados em soluções e Materiais de Ponto de venda – PDV , Identidade Visual e Design de Embalagem. Construímos uma história baseada em grandes projetos e longas parcerias.

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