Google, o gigante da internet, é uma empresa muito jovem que alcançou volumes de negócios e influência midiática em nível global. E falar do nível global do Google não é uma forma exagerada de fazer referência à sua capacidade de expansão. O Google Products está presente em todos os cantos do mundo onde a web consegue chegar.

São muitas as características que distinguem o Google de outras empresas globais. Mas, possivelmente, sua característica mais relevante seja a agilidade com que ela transpõe parâmetros e marcos que, no mundo corporativo, parecem ser pétreos, criando para si mesma um horizonte muito mais longínquo.

Essa capacidade de mudar é vista em tudo que o Google faz. Então, é natural que sua identidade visual a transmita de maneira inconteste.

Possibilidades quase infinitas

Sem querer assumir o viés dos jargões, mas o Google é mesmo um caso à parte, um ponto fora da curva nos padrões que regem o mundo corporativo. Aliás, padrões muitos dos quais têm o mesmo berço do Google, a Universidade de Stanford, uma das mais tradicionais dos Estados Unidos.

A empresa que nasceu como um buscador de páginas da internet, tem no seu nome uma referência a esta vocação. Google é uma forma reflexa do termo matemático googol, um número 1 seguido de 100 zeros, demonstrando o potencial quantitativo de alocações da web encontradas com a ocorrência da palavra pesquisada.

E, ao longo de sua breve história, a potente dízima Google apresentou várias mudanças na sua imagem, antecipando cada uma das vibrações que o volátil mercado da tecnologia haveria de manifestar.

A marca

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 A primeira vez que a marca Google apareceu foi em 1997. Um esforço condizente com os recursos que estavam à mão dos de seus jovens empreendedores, Larry Page e Sergey Brin, então estudantes em Stanford. O logotipo era simples, a palavra Google em fonte Arial Bold grafada em três dimensões, em uma resolução ruim, e disposta em um arranjo ondulado, mas já apresentava a forma colorida da marca.

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No ano seguinte, a marca chapada e de leitura ruim foi evoluída para um novo logotipo mais leve, com uma nítida preocupação com a estética da imagem, chegando bem próximo da marca atual. A logo desenvolvida por Sergey Brin, trouxe um Google escrito com a fonte Baskerville, com cores mais vivas, com um volume em negrito e arredondado, com a utilização de sombras. Este mesmo projeto gráfico foi rapidamente aprimorado, mudando suas cores, e com a adição de um ponto de exclamação. Acréscimo que durou pouco.

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Era impressionante o dinamismo com que a avaliação da marca era feita. No mesmo ano de 1999, com a empresa alçando voo, uma agência de design foi contratada para uma nova e tênue reformulação. A nova marca apresentava os mesmos padrões de cores, a mudança para a fonte Catull Regular, com um destaque ne relevo através da projeção de sombras na logomarca.

Outra mudança sensível foi a retirada do ponto de exclamação, da fase anterior, e a marca ganhou a inscrição “TM” (Trade Mark) sobrescrito, como uma forma de reforçar a expressão do corporativismo da empresa.

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Ao completar 15 anos, a empresa abandonou as sombras e o relevo, adotando uma imagem bidimensional, assumindo maior sobriedade para a marca, sem, contudo, abrir mão das cores, que a esta altura representavam muito bem a empresa.

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Seguindo esta tendência mais sóbria, em 2015, a empresa adotou um logotipo de expressão bem contemporânea, escrito com uma fonte própria, criada para a Google, aproveitando a força que a marca conquistou no mundo com suas cores, transmitindo, ao mesmo tempo, a imagem de empresa de vanguarda e competência.

A importância do rebranding

O dinamismo do mundo corporativo, que insiste em cercar as empresas em meio às constantes disputas pela conquista do mercado, exige que uma marca, vez por outra, mude seu posicionamento. É uma estratégia inteligente para transmitir para o cliente uma nova postura.

Nesse sentido, o ideal é que a empresa, assim como fez o Google, em sua fase de maior maturidade, busque o apoio de uma agência de design para desenvolver o projeto ideal no reposicionamento de sua marca, para que as mudanças venham sempre para melhor.

A TW Design é uma Agência de Design com mais de 17 anos de experiência no mercado. Especializada em soluções e Design de Embalagem, Materiais de Ponto de Venda – PDV e Identidade Visual. Construímos uma história baseada em grandes projetos e longas parcerias.

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